top of page

TIPOS DE CORPOS MASCULINOS

Letícia Solér Renna

Muito se fala sobre os tipos de corpos femininos, mas e dos homens, há classificação?

A resposta é SIM e é importante ressaltar que o tipo de corpo pode variar durante as fases da vida e hábitos adquiridos ao longo dela.

A nomenclatura masculina não difere da feminina, mas o modo de medição para classificação é diferente, pois não é levado em conta a linha da cintura e sim ombros, peitorais e quadris.

Segue abaixo os tipos de corpos e a melhor vestimenta para cada um, lembrando que a regra é sentir-se bem!

TRAPÉZIO/IDEAL: Ombros e peitorais um pouco mais largos que os quadris, mas sem diferença exagerada entre eles.

VESTIMENTA INDICADA: Não há restrições de vestimenta, a sugestão é manter o equilíbrio natural.

Trapézio - Taylor Lautner

TRIÂNGULO/A/PERA: Peitoral pequeno com relação ao restante do corpo, costas estreitas e pernas grossas. Homens com esse biótipo engordam na parte inferior, geralmente possuem ombros caídos e linhas da cintura e quadril próximas.

VESTIMENTA INDICADA: As que aumentam a largura dos ombros e disfarçam as medidas de quadris e pernas.

PARTE SUPERIOR: Destacar com uso de cores claras, estampas, uso de bolso, sobreposição de peças (utilizar aberta), casacos e jaquetas na altura do quadril, mas com ombro no lugar.

PARTE INFERIOR: Disfarçar com uso de cores escuras. Dar preferencia à bermudas retas na altura dos joelhos, caso utilize bermudas.

TRIÂNGULO INVERTIDO/Y: Corpo Europeu. Costas, peitorais e ombros muito mais largos do que os quadris. Geralmente engordam na região superior do corpo e possuem pernas longas e finas na maioria das vezes.

VESTIMENTA INDICADA: As que equilibrem as proporções superiores do corpo com as de baixo e que criem uma linha divisória entre tronco e pernas.

PARTE SUPERIOR: Sugestão de utilização de peças lisas e escuras na parte superior, sem estampas, detalhes apenas da linha dos quadris para baixo (no caso de peças alongadas), peças para fora da calça, tecidos flúidos e decote “V”.

PARTE INFERIOR: Não há restrições, mas preferência para tons mais claros e aplicações que tragam volume, como por exemplo, bolsos.

Triângulo Invertido - Fausto Silva

RETÂNGULO/H: Na maioria das vezes o homem encontra-se no peso ideal. As medidas de ombros, peitorais e quadris são bem próximas. São homens que engordam como um todo e normalmente têm perfil atlético.

VESTIMENTA INDICADA: As que criam ilusão de cintura, chamando atenção para o centro do corpo.

PARTE SUPERIOR: Utilizar peças que acentuem a linha dos ombros e peito, como por exemplo, cores mais fortes, bolsos, estampas e listras na linha do peito, acessórios no pescoço e rosto, blusas/camisas para fora da calça, evitra uso de decote “V”.

PARTE INFERIOR: Sugestão de peças tom sobre tom, composição monocromática, calças retas e cintos finos em cores neutras(se precisar usar).

Retângulo - Thiago Lacerda

DIAMANTE: A região da cintura é a mais larga do corpo. Ombros e quadris estreitos. Ombros caídos e pernas finas.

VESTIMENTA INDICADA: As que alonguem a silhueta e tirem atenção da linha da cintura.

PARTE SUPERIOR: Top’s com caimento solto na região da barriga, estampas verticais, peças que acentuem a linha dos ombros e peito, como por exemplo, cores mais fortes, bolsos, estampas e listras na linha do peito, acessórios no pescoço e rosto, blusas/camisas para fora da calça, evitar uso de decote “V”.

PARTE INFERIOR: Não há restrições, mas preferência para tons mais claros, tom sobre tom e aplicações que tragam volume, como por exemplo, bolsos.

TUBULAR/I: Homens abaixo do peso ideal, silhueta reta sem curvas com ossatura aparente e pouca massa muscular.

VESTIMENTA INDICADA: Para esse corpo, o ideal é criar forma e volume. Em questão de shape, evitar o uso de roupas muito justas ou muito largas.

PARTE SUPERIOR: Peças estruturadas, uso de cores claras e vivas, contraste de cores entre parte inferior e superior, gola ou decote fechado, sobreposição de peças, casacos curtos com volume e texturas, abuso em detalhes (bolsos, botões, punhos, etc).

PARTE INFERIOR: Evitar uso de bermudas (dar preferência à modelagem cargo) e sugestão de utilização de calças retas com bolsos.

Tubular - Jared Leto

OVAL/REDONDO/O: Geralmente homens acima do peso ideal para a altura. Corpos com linhas curvas, braços cheios e pescoços curtos e largos.

VESTIMENTA INDICADA: As que afinam e alongam a silhueta.

PARTE SUPERIOR: Sugestão de uso de cores escuras e linhas verticais, decotes mais aparentes (“V”), blusas/camisas para fora da calça, evitar marcar cintura, evitar contraste entre parte superior e inferior do corpo, looks monocromáticos ou tom sobre tom são indicados.

PARTE INFERIOR: Bottoms de cores escuras e com poucos detalhes.

Oval - Jack Black

Como sempre digo, o importante é sentir-se bem e se existe algo que não agrade, o modo de se vestir é uma ferramenta de ajuda. Deixem seus comentários, dúvidas, likes e compartilhem!

© 2016 by Letícia Solér Renna. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page