top of page
  • Letícia Solér Renna

TIPOS DE ROSTO: VAMOS FALAR SOBRE VISAGISMO?


Visagismo, segundo Phillip Hallawell, autor do livro Visagismo: harmonia e estética é “a arte de criar uma imagem personalizada e equilibrada, por meio do estudo das características físicas e psicológicas da pessoa”, ou seja, através de medidas faciais e corporais, juntamente com a personalidade e estilo de vida da pessoa, chega-se a harmonia perfeita entre corpo e alma, interno e externo, tornando a imagem pessoal plenamente coerente.

Analisando diversos rostos, visagistas chegaram a 7 tipos comuns.

E de acordo com cada tipo, cortes de cabelo, maquiagem e acessórios são direcionados a fim de evidenciar ou suavizar formas.

Antes de começar a dissertar sobre os 7 tipos de rosto, segue abaixo quadro ilustrativo do que são linhas horizontais e verticais, pois falarei muito sobre isso hoje! (Se quiser saber mais, leia o post "Ilusão de ótica à favor da imagem pessoal" clicando aqui).

ROSTO OVAL

Considerado o formato ideal e que mais traz liberdade em cortes de cabelo, maquiagens e acessórios.

O comprimento do rosto é igual a uma vez e meia a largura e pode ser dividido em 3 partes iguais (da linha do cabelo até a base da sobrancelha, da base da sobrancelha até a base do nariz e da base do nariz até a base do queixo).

Quaisquer tipos de acessórios e decotes favorecem.

A única “restrição” é quanto ao comprimento do pescoço. Se o pescoço for curto, a sugestão é utilizar acessórios e decotes em linha vertical e para pescoços longos, a sugestão é utilizar decotes e acessórios em linha horizontal.

Para óculos, a sugestão é utilizar armações na medida ou maiores que a parte mais larga do rosto, evitar hastes baixas e a parte superior do óculos “deve” seguir a linha das sobrancelhas.

ROSTO LONGO

O comprimento do rosto é maior do que a largura, porém também pode ser dividido em 3 partes iguais (da linha do cabelo até a base da sobrancelha, da base da sobrancelha até a base do nariz e da base do nariz até a base do queixo).

Os acessórios indicados são os de linha horizontal, pois darão volume na largura do rosto. Outra sugestão é optar por brincos com formas arredondadas, evitar colares e decotes verticais.

Para óculos, a indicação são lentes com maior largura do que altura e hastes de cores contrastantes ou decoradas.

ROSTO QUADRADO

O comprimento do rosto é semelhante à largura, possui as linhas do queixo e do cabelo quadradas e a mandíbula fica abaixo da linha da boca.

Os acessórios mais indicados são os de formato arredondado para suavizar a angulação do rosto quadrado. Evitar brincos que fiquem na altura da mandíbula.

Quanto a decote, “V” é o mais indicado.

Os óculos ideais devem ser exatamente da largura da parte mais larga do rosto e chamar atenção para cima (exemplo: parte superior do óculos decorada ou em cor contrastante).

ROSTO REDONDO

A largura é igual ao comprimento, a mandíbula não é marcada e possui queixo curto, largo e arredondado.

É um rosto cuja ossatura da mandíbula não é evidente.

Sobre acessórios e decotes, a técnica é a inversa do rosto quadrado, a fim de criar angulações, o ideal é utilizar linhas verticais sem qualquer linha arredondada.

Os óculos mais indicados são as armações delicadas com formatos quadrados na exata largura do rosto.

ROSTO CORAÇÃO OU TRIÂNGULO INVERTIDO

Assemelha-se a um coração, possuí a testa mais larga e vai estreitando até chegar a mandíbula com queixo pontudo.

Os acessórios e decotes indicados são os de linha horizontal que trazem volume para a altura da mandíbula e queixo, ou seja, brincos mais longos e com formas arredondadas e decotes redondos.

Com relação a óculos, a sugestão é desviar a atenção da testa, sendo assim, as armações e hastes devem ser rentes ou um pouco menores que o rosto, sem detalhes ou cores contrastantes e as lentes podem ser mais largas na parte de baixo do que na parte de cima ou não possuir armação.

ROSTO TRIÂNGULO

A testa é estreita e vai se alargando até chegar a mandíbula. Normalmente, possuí um queixo pequeno e proeminente.

Os acessórios ideais são os que adicionam volume na parte superior do rosto, sendo os de linha horizontais mais indicados, que não fiquem na altura da mandíbula e que “apontem para cima” (Exemplo: brincos Ear Cuff).

Sobre os decotes, como a base do rosto é mais larga, o ideal é afiná-la trazendo decotes em linhas verticais (Exemplo: “V”).

Os óculos mais indicados são os que têm armação tão grande quanto à parte mais larga do maxilar e que adicionem volume à testa que é mais estreita (Exemplo: Óculos gatinho ou com detalhes e cores contrastantes nas hastes).

ROSTO DIAMANTE

Rosto com as maças do rosto proeminentes com testa e mandíbula mais estreitas.

Os acessórios mais indicados são os brincos de tamanho pequeno ou médio. Evitar o uso de brincos grandes, pois chamam a atenção para a parte mais larga do rosto.

Os decotes sugeridos são os amplos, independente se arredondados ou verticais. O importante é equalizar o volume da parte central do rosto com a parte inferior e superior.

Os óculos podem ter a parte superior mais larga e detalhada que a parte inferior que fica acima da bochecha. Evitar hastes decoradas que chamam a atenção para a linha mais larga do rosto.

ROSTO HEXAGONAL

É muito parecido com o rosto quadrado, porém a mandíbula fica localizada na linha da boca.

Possuí a testa estreita, a linha lateral do rosto é reta, as maças do rosto e o queixo são proeminentes.

Devemos lembrar que o hexágono é uma forma geométrica de linhas retas, ou seja, para suavizar as formas, devemos utilizar acessórios, óculos e decotes arredondados.

Dar preferência a óculos com hastes e lentes justas na linha das maças do rosto, com detalhes ou modelo mais amplo na parte superior sem ultrapassar a linha das sobrancelhas.

Evitar armações grossas em linhas retas, pois evidenciará as maças do rosto proeminentes e queixo.

Para ajudar na identificação dos formatos de rosto em casa, observe o formato da linha lateral e posição da linha da mandíbula conforme quadros ilustrativos abaixo:

bottom of page