Esqueça tudo o que aprendeu sobre contorno de rosto!
A maioria dos tutoriais ensinam o contorno para rostos ovais, porém existem mais 6 tipos de rosto cujos contornos são completamente diferentes!
Por isso, descrevo abaixo qual a melhor maneira de contornar seu rosto e de disfarçar ou evidenciar características através da maquiagem.
Para melhor identificação do tipo de rosto, sugiro a leitura do post “Tipos de rosto: vamos falar sobre visagismo?”.
A forma de pensar é simples: Escurecer as áreas que queira diminuir ou disfarçar e iluminar as áreas a qual deseja destacar.
***MUITO IMPORTANTE*** O tom da base de contorno deve ser, no máximo, 2 tons acima do tom original da pele.
Antes de se maquiar, faça a higiene adequada da pele e aplique o primer, o qual garantirá o fechamento dos poros e maior durabilidade da maquiagem.
ROSTO OVAL: Formato de rosto ideal. Por isso o contorno será só para evidenciar os traços. Escureça as maças do rosto e a linha do cabelo com a base. Ilumine o queixo, o centro da testa e a área abaixo dos olhos. O blush deve ser aplicado nas maças do rosto no sentido das têmporas.
ROSTO REDONDO: O objetivo é alongar e afinar o rosto para que fique mais próximo ao rosto oval. Sendo assim, escureça toda a lateral do rosto (da testa à mandíbula) e ilumine o centro da testa e o queixo. O blush deve ser aplicado em diagonal.
ROSTO QUADRADO OU HEXAGONAL COM LATERAL RETA: O propósito deste contorno é “quebrar” as angulações e deixar o rosto mais arredondado. Então, onde tiver angulações, escureça com a base (mandíbulas e laterais da testa acima das têmporas). Ilumine o queixo e o centro da testa. O Blush deve ser aplicado no centro das maças do rosto, de forma redonda, sem puxar para as laterais.
ROSTO TRIÂNGULO: O rosto triângulo é caracterizado pela mandíbula larga quando comparada a largura da testa, sendo assim, o propósito do contorno é “quebrar” a angulação reta da mandíbula e dar a impressão de testa mais larga. Escureça a área da mandíbula até a linha das maças do rosto. Ilumine a testa, queixo e abaixo dos olhos. O blush deve ser aplicado em diagonal, da maça do rosto em direção as têmporas.
ROSTO LONGO: O objetivo é tornar o rosto mais harmônico alargando as laterais e encurtando o comprimento. Escureça as extremidades do rosto (queixo e parte superior da testa). Ilumine bochechas e olhos. O blush deverá ser aplicado diretamente nas maças do rosto de forma redonda sem puxar para as laterais.
ROSTO CORAÇÃO: Possuí a testa mais larga do que as demais áreas do rosto, afinando na parte do queixo que geralmente é pontudo. Escureça as laterais da testa e as maças do rosto. Ilumine o centro da testa e o queixo. O blush deve ser aplicado em diagonal, do centro das maças do rosto em direção às têmporas.
ROSTO DIAMANTE OU HEXAGONAL DE BASE RETA: As bochechas são mais evidentes nestes tipos de rosto. O centro do rosto é mais largo em relação à largura da testa e da mandíbula. Escureça as maças do rosto e as extremidades da testa. Ilumine o centro da testa e o queixo. O blush deve ser passado do centro das maças do rosto em direção às orelhas, horizontalmente.
***Todos os créditos das imagens para http://www.guriait.com.br/2015/07/23/maquiagem-contorno-para-cada-formato-de-rosto/#.WHQKWhsrLIU
Outas dicas interessantes:
· Para testa alta escureça a linha do cabelo;
· Para testa larga escureça as laterais da testa;
· Para olhos separados escureça com sombra e puxe o deliniador para próximo do nariz (estilo Paula Fernandes);
· Para dar profundidade aos olhos, escureça o côncavo com sombra;
· Para levantar a sobrancelha, ilumine-a;
· Para diminuir papada faça linhas verticais com a base no pescoço;
· Para aumentar os lábios, passe contorno fora da linha do lábio e ilumine o centro da boca;
· Para diminuir os lábios, passe o contorno para dentro da linha do lábio;
· Para diminuir a largura do nariz, faça uma linha vertical marrom nas laterais e esfume;
· Para disfarçar o osso do nariz, faça uma linha horizontal marrom em cima dele;
· Para arrebitar a ponta do nariz, faça com lápis marrom um “V”.
Fique linda!